sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Primeira PET de controle

E mais uma fase dificil que foi superada.

A primeira PET depois dos tratamento. Após muitos encontros e desencontros e consultas marcadas e desmarcadas, porque o meu rapaz ficou retido com o camião avariado algures na Europa, lá se conseguiu marcar a PET e acima de tudo, fazê-la.

Desta vez foi feita em Coimbra, já não se fazem no Porto, contenção de custos, dizem...

Foi quase pacífico, quase que chegávamos a horas, quase que tinhamos estacionamento, quase que não chovia, quase que o exame não demorava 4 horas, quase que eu tive bateria no portátil para trabalhar durante 2 horas, quase que havia comida na máquina que chegasse para dar de almoço a todas as pessoas que, tal como eu, estavam à espera dos seus sem fazer ideia do tempo que o exame demorava, quase que foi perfeito...

Enfim, história nossa sem complicações, não seria nossa...

Hoje foi dia de consulta e de saber o resultado da PET.
Estava negativo, ou seja, tudo ok!!
A parte do "negativo" fez-nos ter um ataque de nervos, não entendemos logo, teve de ser traduzido, afinal a palavra "negativo" não tem uma conotação positiva.
Neste caso, negativo é um bom sinal,significa que não há registo de actividade cancerígena captada pela PET. Na TAC ainda aparece o tumor, que provávelmente ficará para sempre, talvez diminua de tamanho, quem sabe até um dia poderá ser totalmente desfeito e absorvido pelo organismo, mas o normal é ficar um tumor residual, uma fibrose, uma espécie de cicatriz.
Mas daí não vem mal ao mundo.

Aqui eu pensei FESTA!!!!!! Mas logo a seguir a médica disse, já sabe, continuamos o controle mensal e nova PET daqui a 6 meses.
Ora, a ideia de festa desvanesceu-se... a verdade é que o futuro ninguém sabe, mas entendemos que cada dia é de facto uma vitória, ele está muitíssimo bem, cheio de força, de energia, de garra, com cabelo e barba a crescer, o que desde já é uma novidade e que tudo isto é bom e conta e é aquilo com que vivemos hoje e podemos fazer planos e sonhar, mas comemorar a vitória contra a doença...talvez daqui a uns 10 anos.
Talvez nessa altura o medo tenha desaparecido e a distância nos permita sentir algum alívio e nos permita comemorar, para já ele não quer e eu também não.

Com isto meus amigos, por agora vos deixo e conto voltar aqui, de mês a mês, para vos dar o resultado das consultas de rotina.

A festa faz-se todos os dias, quando vos encontro na rua, quando jantamos juntos, ou tomamos um simples café. Esses momentos, tão simples e que sempre tivemos como certos, são agora mais preciosos do que nunca, aproveitamo-los agora e mais do que nunca pelo tempo que não os podíamos ter.

Obrigado a todos por tudo o que têm sido e por tudo o que têm feito por nós.
Por mim, por ele, pelas nossas filhas, por nós.
Obrigado malta, vocês tornaram tudo mais fácil de suportar.

3 comentários:

  1. Não deixa de ser mais uma vitória conseguida, mais um obstáculo ultrapassado.

    Parabéns pela Vossa força de vontade e de viver. As tuas/vossas palavras transmitem muita energia positiva e isso é bom!

    Parabéns aos 4 por mais uma vitória :)

    Beijoka grande de nós os 3 :) (2 femeas + 1 macho)

    ResponderEliminar
  2. Sobretudo admiro a vossa cumplicidade. Fico muito contente por saber que o pior já passou. Quanto à narradora desta história, com final feliz, reconheço muito talento. Tem uma forma de escrever muito envolvente, directa e com muito sentido de humor. well done!!!

    ResponderEliminar
  3. Que ótimo ver tudo bem... não vejo a hora de poder postar o mesmo no meu blog... abraços carinhosos p toda sua familia!!!

    ResponderEliminar