domingo, 17 de janeiro de 2010

O tratamento

Em que consiste o tratamento?


Quimioterapia é terapia com químicos, ou, traduzindo numa linguagem ainda mais simples, é um tratamento feito à base de medicamentos.
A cada doença e dependendo do estadio, corresponde um conjunto de medicamentos, um protocolo, que é um "conjunto standard" de medicamentos para aquele caso específico.
Para se decidir por um ou outro protocolo, tem de se ter em conta os resultados dos exames e os sintomas do doente, entre outros factores.
Ainda assim, e após a decisão de se usar um determinado tratamento (protocolo), é necessário ir controlando, com exames, para poder assim avaliar a evolução, o sucesso da terapêutica usada, ou seja, se a dada altura não houver progressos, poderá ser necessário rever o protocolo/tratamento/tipo de químicos (medicamentos) a ser usado no tratamento.

Para já, ele tem de fazer 8 ciclos de tratamento, de quimioterapia, dividos em 2 sessões cada, ou seja, terá 16 sessões de quimioterapia, que fará de 15 em 15 dias.

Em termos práticos, isto significa que a quimioterapia, em principio, irá até Julho, depois, em Agosto irá fazer radioterapia todos os dias.
Será mais uma etapa.

Voltaremos a Coimbra dia 26, será a segunda sessão do segundo ciclo. Já só ficam a faltar 6 ciclos, 12 sessões.

Entrámos em contagem decrescente.

12...

Sem comentários:

Enviar um comentário