segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

#*@**# !!!

Ele tem estado muito bem. Felizmente.
Ao que sabemos, as primeiras quimio ainda não fazem muita mossa. Quando começarem a fazer mais mossa, também é sinal que estaram a dar cabo da doença.
Assim o entendi.

Agora, à pergunta: "Como é que vocês estão?"
Ora... nós não entendemos muito bem, como é que fomos de "-Tem uma massa no tórax! Vamos lá ver o que é isto!" para "-Tem um cancro em fase muito avançada!" dá vontade de perguntar "-O que é que eu perdi?"

Dá vontade de dizer muitas asneiras feias e de perguntar onde C****** estudaram as bestas, que não souberam em Junho, que aquele "alto" do pescoço era um gânglio inchado. Dá vontade de pôr uma bomba nos hospitais todos e de ir perguntar, pessoa a pessoa, serviço a serviço, de quem é a culpa? Quem é que falhou? Para depois chegar à conclusão, muito provavelmente, que foi tudo e nada. Não foi nada em concreto, mas também nada correu bem. Houve sempre enganos, desenganos, desencontros e inúmeros precalços. Agora, não só estamos revoltados, porque ele tem uma F**** da P*** de uma doença, que não entendemos, como, ainda por cima, esta muito avançada.
E agora, depois das 5 intervenções, quando esperamos ouvir que as coisas foram difíceis, mas que estão controladas, afinal não, o pior ainda está para vir.

E depois, ouvir a nova médica que nos acompanha a dizer que, falhou isto e aquilo, e termos de ouvir e calar... Porque sim, vamos fazer o quê ?? Sabemos bem como estas coisas funcionam. Tudo tem desculpa e o que não tem encobre-se.
É evidente, e vocês conhecem-me, que eu faço SEMPRE qualquer coisa, nem seria eu, teria de nascer de novo, para conseguir ouvir, aceitar e calar injustiças e incompetências de alguém. É evidente, que vou escrever umas quantas cartinhas, para alguma dessa malta que nos "acompanhou", se é que é este o termo, é evidente que vou criar mau-estar e chatices, mas nem seria possivel de outra forma, quando o diagnóstico final é este.
Não poderia aceitar e calar.

"Vai ser um caminho muito longo e dificil."
Esta frase deu cabo de nós, nem queriamos acreditar.Mais uma má noticia, mais um pesadelo.
Claro que, sabemos que vamos conseguir, não temos qualquer dúvida e só colocámos sempre esse objectivo no horizonte, mas parece-me que, grande parte deste sofrimento podia ser evitado. Mas enfim...ele não é o marido, nem o filho, nem o irmão de ninguém dali, é apenas mais um número, um tal de D. de 35 anos. Mais um.

Mas, esse mais um que não fuma, não bebe, come sopas todos os dias, saladas, legumes cozidos, sumos naturais, muito peixe, carnes brancas e até leite de soja, tem uma familia que o adora e a quem faz muita falta. Esse mais um, não é mais um, é o tal, o mais importante.
The one.

Mas eles não sabem isso.

Por isso, como estamos? Perdidos, chateados, tristes, irritados, revoltados, impacientes, desgastados, desorientados. E em jeito de resposta, a quem me tem dito que nós levamos a coisa bem, lembrem-se, este blog não é o muro das lamentações, eu não venho aqui dizer o que me vai na alma, senão não havia teclado que aguentasse. Este blog serve para vocês saberem o que se passa, para me perdoarem o não vos telefonar e, às vezes até, não atender o telefone, simplesmente porque não tenho força, nem vontade.
Porque um dia, uma hora, subitamente ficou tão longo e ao mesmo tempo tão precioso, pois numa hora eu consigo sentir 10 000 coisas diferentes, tenho altos e baixos e tanto estou positiva, divertida e explosiva, como sou invadida por um medo paralisante que me tira a voz e me faz um calor atrás, no pescoço, que parece que vou desmaiar. Vomitar. Parar de respirar.
Ele fala pouco. Por isso não sei bem, posso apenas imaginar.

E assim vai o nosso estado de espírito.

1 comentário:

  1. Olá amiga

    estive a ver agora as actualizaçoes do vosso blog, ja ha uns dias que nao vinha cá... E so agr me apercebi que ao contrario do que eu pensava e do que voces desejavam, o cancro tá tao avançado...
    Não posso aliviar a vossa dor, e sofrimento, mas quero dar-vos o nosso apoio e o nosso carinho, e quero que saibam que estamos sempre do vosso lado e pra tudo o que voces precisarem.

    um grande grande beijinho pra toda a familia e informa-te lá onde é que podemos por aqui tornar-nos dadores de medula.

    ResponderEliminar